12/02/2008

PATA - foto Tomáz Arthuzzi


1. NORMAS, FILME, ‘FALTA UM’
Depois de se acomodarem todos, soa uma sirene/aboio. No centro do palco, ou seja, às costas da platéia, as SENTINELAS lêem/enunciam as normas de conduta.
FIDO/GUIDO - Boa noite, por favor atenção às (falam juntos) NORMAS DE CONDUTA NO RITO TEATRAL: (lendo) silenciar os celulares; não tossir muito; não dormir, mas se dormir não roncar; não perturbar a concentração dos atores; aplaudir no final, ou quando pedirem ou quando um colega aplaudir; não sair antes da peça acabar; não se emocionar de forma equivocada; jamais dizer que não entendeu o espetáculo; e finalmente, assentar-se de frente para a cena.
As ARQUIBANCADAS são giradas. (a cama não está mais na cena). Começa a PROJEÇÃO (múltipla?) do filme “sonho hollywoodiano”, que mistura imagens do Mágico de Oz e outros clássicos de Hollywood com imagens de curral e bovinos, e imagens de bolas de sinuca rolando e se chocando. (TODOS fazem as bolas de chicle eclodirem, o que resulta num som de borbulhas.)
SENTINELAS conferem o número de presentes. Vê-se somente as pernas dos atores (recorte pela luz), em CORO de gestual bovino, de frente para a tela, assistindo a projeção.
FIDO/GUIDO - Falta um...
SENTINELAS dispersam as personagens e sobem até as passarelas. Termina o filme.
2. CHECAGEM NOME
TODAS PERSONAGENS distribuídas pela caixa cênica agem simultaneamente, cada uma no seu gesto repetitivo. GUIDO nas passarelas joga holofote sobre personagens enquanto FIDO diz seus nomes, procurando e checando.
FIDO – Galego, Menino, Rubi, Ignácia, Diva, Nana, Peixe....
SENTINELAS encontram e jogam luz sobre um cincerro no chão.
FIDO/GUIDO – J.? / J.!...
FIDO PEGA CINCERRO DEIXADO POR J.> e o faz soar, dispersando as personagens.
FIDO – êêêêêhoou...
Saem todas personagens – exceto PATA.

Nenhum comentário: